Bioseguridade no Incubatório: o básico

Pessoas

As políticas de acesso ao Incubatório devem proibir que os funcionários possuam aves em casa pelo risco de transmissão de doenças. Algumas doenças, incluindo Salmonella, podem ser transmitidas de humanos para aves hospedeiras. Por esta razão, funcionários devem notificar imediatamente o supervisor quando estiverem doentes. A política de higiene pessoal e uniformes também é uma parte importante de um bom programa de desinfecção e biossegurança.

Serviços de Terceiros

Utilize um questionário para avaliar qualquer visitante visando determinar riscos de biossegurança. Inclua perguntas sobre visitas prévias a outras granjas, último contato com aves domésticas e qualquer tipo de doença recente. Providencie e exija utilização de uniformes de proteção bem como limpeza e desinfecção de áreas de pele expostas. Veículos devem passar por lavação e desinfecção antes de entrar na área do incubatório. Quaisquer equipamentos de terceiros devem ser limpos e desinfetados antes de entrar no incubatório ou até mesmo deixados na área externa do incubatório. ​

Controle de pragas

Um programa rígido de controle de pragas deve ser estritamente seguido. Iscas e armadilhas para roedores devem ser checadas e limpas regularmente. Tratamento regular de fumigação pode ser utilizado para prevenir infestação de insetos. Barreiras físicas devem ser instaladas incluindo vedação de portas e sistema de telas para prevenir a entrada de aves silvestres.

Acesso

Medidas de segurança devem ser usadas para prevenir a entrada na propriedade e também nas instalações. Mantenha apenas uma porta destrancada e as demais trancadas. Utilize pedilúvios em cada acesso, esvazie e lave os mesmos diariamente. Disponibilize locais e produtos para lavar e desinfetar as mãos em cada sala. Permita acesso restrito ou básico para visitantes que não são essenciais à operação. ​

Restrição de movimentação

Mantenha os funcionários que trabalham com ovos separados daqueles que trabalham com os pintinhos. Previna o acesso daqueles que trabalham em áreas sujas ou áreas em contato com os pintinhos às áreas limpas. A utilização de uniformes com cores diferentes pode auxiliar na restrição de movimentação de pessoal.

Procedimento para alto risco

Em caso de uma situação de biosseguridade de alto risco, um procedimento operacional padrão deve ser acionado para conter quaisquer materiais infecciosos. Os procedimentos devem incluir métodos para contenção e descontaminação de materiais infecciosos ou potencialmente infecciosos.

×