Guia de passo a passo de biosseguridade

POR ANDRE DERKX, COBB EUROPA

Por definição, biosseguridade envolve a infraestrutura e as medidas para prevenir a introdução e/ou disseminação de agentes biológicos, químicos ou físicos em um indivíduo ou em uma população susceptível. Não se aplica apenas a vírus, fungos e bactérias, mas também a componentes químicos e físicos como dioxina ou metais. Um detector de metais em um frigorífico é, por si, parte de um sistema de biosseguridade.

Organização básica da granja

Uma granja ou um complexo avícola, em geral, contém 3 seções. A primeira, chamada de “área negra”, é a área externa com fatores de risco do ambiente local e a segunda, a “área cinza”. Deve haver uma demarcação clara para separar as áreas negra e cinza, o que em geral é uma cerca e um portão. Deve haver um pedilúvio ou, preferencialmente, um local para trocar os calçados e um pedilúvio na divisa entre as áreas. Veículos devem ficar na área externa ou serem submetidos a desinfecção adequada de rodas. Garanta o uso de um princípio ativo eficaz contra a maioria dos patógenos, efetivo na presença de material orgânico e ativo na temperatura do ambiente externo.

A terceira e mais importante é a “área branca”. A movimentação da área cinza para a branca exige passar por chuveiro com troca de roupas e calçados. Nenhuma ferramenta, equipamento ou celular deve ser transferido da área cinza para a área branca sem ser desinfetado. Estações de desinfecção ultravioleta são utilizadas com frequência para estes produtos, mas tenha a certeza de utilizar a luz adequada e de que exista proteção com material adequado na base e laterais da estação. Não pode ser utilizado apenas vidro normal (acrílico). Produtos de grande volume como material para a cama e ração precisam de enfoque diferente. Nas granjas que não é possível seguir um programa completo, deve haver ao menos a troca de roupas e calçados, bem como utilização de touca de cabelo. 

Localização da granja

Devido às diferentes restrições conforme a administração local, em geral é complicado construir uma nova granja em um local favorável e distante. Sempre que possível, é preferível uma área com baixa densidade de aves domésticas e silvestres. O suprimento de água é um fator crítico. O total de sólidos dissolvidos (TDS em inglês) na água pode ter importância crítica e vai depender da localização do poço de água. O clima também influencia no desafio, com climas quentes e secos apresentando pressão de contaminação de bactérias e fungos muito mais baixas quando comparados com climas quentes e úmidos. A coriza não é um problema quando as condições de clima são quentes e áridas, porém quando clima é quente e úmido ela estará presente e difundida. Chuvas funcionam como banho de limpeza, removendo poeira e partículas virais do ar. Em uma área árida, a disseminação horizontal dos vírus é enorme apesar do sol escaldante. A presença de pragas é frequentemente esquecida, porém pode ser crítica.

Transporte

O transporte é um fator crítico na disseminação de doenças. Os veículos frequentemente movimentam-se de uma granja para outra, assim o melhor é ter uma barreira física entre as áreas negra e cinza de forma que os caminhões possam fazer a descarga em uma estrutura da área cinza. Veículos exclusivos da granja podem então, fazer a distribuição dentro da área branca. Se um veículo precisa entrar na área branca, o motorista deve trocar calçados e usar um macacão e touca de cabelo e, se possível, tomar banho. O caminhão deve ser desinfetado ou pelo menos ter as rodas e aros desinfetados. Para caminhões de ração, se uma tubulação de descarga for necessária, deve ser exclusiva da granja. Descarga de ração por vácuo é um risco adicional uma vez que uma grande quantidade de ar exterior é sugada para bombear a ração até o silo. Este ar vem do ambiente da granja e pode facilmente contaminar a parte interna do caminhão e da tubulação de descarga. Após uma entrega, os caminhões devem ser desinfetados antes de seguir para a granja seguinte. 

Funcionários

Os funcionários podem criar ou quebrar um sistema eficaz de biosseguridade. Em alguns países, há risco enorme de contaminação cruzada pelo contato com aves de fundo de quintal. A opção preferida é residir na área cinza da granja, com banho de chuveiro como barreira sanitária entre área branca e cinza. Um refeitório comum para todos os funcionários é um risco real: fornecimento de alimentação para funcionários na área branca ou procedimento de novo banho quando voltar para a área branca devem ser práticas adotadas.

A regra para visitantes e funcionários terceirizados é “não é permitido o acesso a áreas brancas a menos que seja necessário”. Garantias de biosseguridade devem estar implantadas. Um livro de registro de visitas explicando as regras de biosseguridade deve estar disponível. Onde não há chuveiros disponíveis, o padrão deve ser apenas uma visita à granja por dia. Uma boa maneira de reduzir visitas é a execução de manutenção preventiva quando o galpão estiver vazio.

Desinfecção e vazio sanitário

A limpeza deve incluir ao menos as seguintes etapas:

  • Quando o galpão estiver desocupado, aplique um inseticida imediatamente.
  • Uma fase de limpeza a seco onde toda a sujeira e poeira é removida e todo o equipamento é desmontado.
  • Uma fase de limpeza úmida com detergente apropriado que dissolve gordura e proteína.
  • Uma fase de desinfecção que é úmida e/ou gasosa. Temperatura mínima de 20º C, faixa onde a maioria dos desinfetantes é eficaz. Reinstalação de equipamentos, bem como cama (maravalha, casca de arroz ou palha) dentro do galpão antes da desinfecção.
  • Distribuição do material da cama depois de aquecer o galpão e antes do alojamento dos pintinhos.
  • Dispor de um sistema de garantia da qualidade no local para checar a contagem de bactérias após a desinfecção.

Vazio sanitário é o período entre a última desinfecção e o alojamento seguinte de pintinhos. Em granjas grandes, esse tempo é frequentemente negativo, com pintinhos sendo alojados em um galpão enquanto outros ainda não estão desinfectados. Ter como objetivo mínimo 3 dias, quando uma granja está efetivamente limpa e desinfetada.

Programas de vacinação

As vacinas são parte do seu programa de biosseguridade e devem ser adaptadas de acordo com a pressão de doenças e legislação locais. Equipamentos de vacinação exclusivos devem estar presentes em cada granja. Cada vez mais, vacinas em frangos de corte são feitas no incubatório, reduzindo riscos trazidos pelas equipes de vacinação. O objetivo ideal é fornecer às granjas um pintinho de um dia totalmente vacinado. A biosseguridade é algo feito em conjunto. Defina um bom programa que todos possam entender e seguir. Lembre-se que a motivação é chave para o sucesso da biosseguridade da granja.

×