Higienização de galpões: limpeza e desinfecção para triunfar

Para aproveitar o melhoramento crescente do potencial genético dos nossos frangos de corte. É mais importante que nunca proporcionar a eles o melhor em ambiência incluindo temperatura, ventilação e disponibilidade de ração e água.

Por Dr. Andrea Pizzabiocca, Gerente Sênior de Serviços Técnicos Cobb Europa – Itália www.cobb-vantress.com

A primeira etapa é assegurar que as aves tenham um ambiente limpo onde os pintinhos possam comer, beber e descansar sem ser desafiados por bactérias e vírus.

Isso pode ser alcançado seguindo um programa claro e objetivo de limpeza e desinfecção a cada intervalo de lotes, independentemente se o lote anterior tenha tido qualquer problema sanitário. Uma infecção na fase final pode não ter prejudicado aves adultas com um sistema imune bem desenvolvido e que estavam protegidas por um programa de vacinação, mas os patógenos que ficam no ambiente podem ser muito mais perigosos para pintinhos de um dia que ainda estão desenvolvendo suas próprias defesas.

Programa básico passo a passo

O programa de limpeza deve ser simples, fácil para todos entenderem e seguirem passo a passo. As diferentes operações devem ser executadas na sequência e no tempo corretos, sem apressar o procedimento.

Após a saída das aves da granja, aplique inseticida na cama e em seguida remova-a do galpão, depositando a mesma a pelo menos 1 km de distância da granja. Nesta etapa ocorrem os erros mais comuns. Muitas vezes vi, em granjas com vários galpões, a cama sendo removida dos últimos galpões enquanto a lavação já estava finalizada em outros. Isso coloca os limpos em risco de recontaminação, reduzindo a efetividade do programa como um todo.

Novamente, não apresse as diferentes etapas do procedimento. Remova cuidadosamente todo o material orgânico e então comece a lavar o galpão e os equipamentos. Se algum equipamento não puder ser limpo com água, remova o mesmo e faça limpeza a seco. A possibilidade de limpeza com água deve ser um dos parâmetros para a escolha de quais equipamentos comprar, como o tipo de lâmpada elétrica.

Também é importante limpar a parte externa das entradas de ar e das cortinas para evitar ventilação contaminada com poeira para dentro do galpão quando o sistema for acionado novamente. Aplique detergente com espuma e deixe por um tempo específico, então enxague com água com alta pressão, trabalhando em direção única, de cima para baixo, para evitar recontaminação. Também é importante ter um número adequado de saídas de água e drenos.

O procedimento de limpeza deve incluir todas as salas em contato direto ou indireto com os galpões, como áreas de serviço e de armazenamento de aves mortas.

Silos de ração e linhas de comedouros são difíceis de lavar e desinfetar. Se não for possível fazer a higienização, encha os mesmos com ração ou com um ingrediente de ração, como milho, misturado com um desinfetante de alta concentração durante o período de limpeza e então esvazie-os completamente.

Linhas de bebedouros devem ser enchidas com uma solução de limpeza, seguida por uma descarga completa. Posteriormente, montar novamente todos os equipamentos e iniciar a desinfecção.

Escolha os produtos químicos corretos

Existem diversos tipos de químicos disponíveis para desinfecção – escolha o que melhor se adapta à sua situação. Em geral, os melhores resultados são atingidos com desinfetantes líquidos seguidos por fumigação. De qualquer modo, siga corretamente as instruções do fabricante. O melhor desinfetante não vai funcionar se este precisar temperatura de 20˚C para atingir a correta reação química, porém estiver sendo utilizado durante um rigoroso dia de inverno sob temperatura de 0˚C, ou se precisar ser utilizado em concentração de 5%, mas for diluído a1%.

A matéria orgânica interfere na atividade de vários químicos; por isso é muito importante que as superfícies estejam limpas antes da desinfecção. Novamente, vejo com frequência pessoas não lavando, apenas desinfetando, para acelerar o procedimento.

Lembre que a remoção da cama e lavação reduzem 90% da carga microbiológica, enquanto a desinfecção, em geral, alcança apenas 10% de redução.

Aplique o desinfetante com água sob baixa pressão para assegurar que atinja todas as superfícies. Comece do final do galpão e mova na direção da entrada para, novamente, evitar o risco de recontaminação.

Depois de terminar a desinfecção líquida e de reinstalar todos os equipamentos, é hora de fumigar. Para ser efetivo, utilize a concentração certa (normalmente calculada em m³) sob temperatura e período de tempo corretos e, em seguida, ventile o galpão para remover qualquer resíduo químico.

Após a colocação da cama, pode-se desinfetar o galpão novamente, repetindo a fumigação. Mas tome cuidado em caso de utilização de produtos inflamáveis – eles podem destruir o galpão. A fumigação é a melhor opção porque desinfetantes pulverizados podem deixar resíduos que potencialmente prejudicam os pintinhos.

Todas as pessoas envolvidas com a desinfecção devem estar adequadamente protegidas com máscaras, luvas, óculos e capas protetoras de acordo com as recomendações de segurança do fabricante. Isso não é apenas necessário para o bem-estar dos funcionários, mas também para assegurar que todas as operações são executadas da forma apropriada.

Testagem eficaz

Para testar se o procedimento foi eficaz, colete amostras no final do processo. Swabs devem incluir todas as superfícies e equipamentos. A efetividade é medida pela contagem padrão em placas por cm², que representa a quantidade de microrganismos em uma superfície. O objetivo NÃO é alcançar a esterilização, mas reduzir a contaminação a um mínimo.

Pisos não devem exceder 1.000 CPP/cm² e as demais superfícies não devem exceder 100 CPP/cm². Não pode haver Salmonella isolada em nenhuma amostra testada.

Caso os resultados acima não forem atingidos, verifique novamente o procedimento e determine o que deu errado e o que deve ser modificado.

As razões mais comuns de falha são a utilização do desinfetante incorreto para determinada situação, má aplicação do desinfetante de forma que ele não entre em contato com a microbiota, funcionários sem o treinamento ou equipamentos de aplicação adequados, tempo insuficiente para os diferentes procedimentos e reinfecção de galpões limpos por pestes e/ou pessoas.

Quando um galpão está limpo, mantenha-o limpo. Mantenha as portas fechadas e instale pedilúvios nas entradas com um par de botas (para uso exclusivo no interior do galpão) para cada funcionário.

Por fim, lembre que existe correlação direta entre limpeza e desempenho final. Tenha um programa preciso para o procedimento de limpeza baseado nos químicos definidos e siga sem atalhos. Seu objetivo não é eliminar todos os microrganismos, mas reduzi-los a um mínimo. Assim que tiver êxito mantendo o aviário limpo, você deu o primeiro passo para prover às aves a melhor oportunidade de expressar o potencial e com isso maximizar o retorno financeiro.

×